A sensação de dor no peito costuma trazer muita preocupação a quem sente. Apesar de ser o principal sintoma de angina ou de infarto, nem sempre indica um grave problema de saúde. O importante é identificar como, onde a dor surge e se é acompanhada de outros sintomas. Você sabia que existem diversos problemas que podem causar a dor torácica? Pois é, por isso, preparei esse texto para apresentar algumas dessas possíveis causas. Não deixe de ler!
1) Excesso de gases
Pode parecer brincadeira, mas não é. O excesso de gases é uma das causas mais frequentes de dor na região do tórax. Isso ocorre porque o acúmulo de gases no intestino pode provocar pressão sobre alguns órgãos abdominais, causando uma dor que irradia para o peito. Quando a origem está no excesso de gases intestinais, a dor se manifesta através de pontadas fortes que desaparecem repentinamente e retornam, principalmente, quando a pessoa pressiona o abdômen ao se movimentar.
2) Refluxo gastroesofágico
Também conhecido como DRGE, ele ocorre quando algo que está dentro do estômago retorna, indevidamente, para o esôfago de forma crônica e repetida. Essa constância promove a lesão do órgão. O refluxo gastroesofágico pode ocorrer quando nos alimentamos em excesso, dilatando o estômago e dificultando o fechamento do anel esfíncter. Outra causa é o relaxamento desse anel, promovida pelo uso de cigarro ou pela ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas. As pessoas obesas ou mulheres grávidas também estão mais expostas à doença. Nos quadros de refluxo gastroesofágico, a dor no peito ocorre frequentemente. Assim, ela se caracteriza por ocorrer no esterno e ser acompanhada de queimação, dor no estômago e desconforto na garganta.
3) Infarto
A dor no peito é um sintoma muito específico de um infarto. Em suma, o infarto ocorre quando o músculo do coração (miocárdio) fica desabastecido de sangue em razão de uma interrupção no fluxo sanguíneo. Essa interrupção acontece quando há uma obstrução nas artérias. A principal causa desse bloqueio é a aterosclerose, que é a formação de placas de gordura no sangue. Quando essas placas se rompem, um coágulo se forma e obstrui o fluxo sanguíneo. Em consequência dessa obstrução, o miocárdio pode ser danificado ou necrosado, causando o infarto. Entre os sintomas mais frequentes está a dor no peito que se caracteriza por irradiar para as costas, rosto e o braço esquerdo. O paciente também pode apresentar sensação de peso ou aperto sobre o tórax, suor excessivo, palidez, desmaio e arritmia cardíaca.
Robson Andrade Chamon Do Carmo – Doctoralia.com.br4) Doença cardíaca
A dor torácica é um sintoma comum de diferentes doenças cardíacas, como por exemplo, angina, fibrilação atrial e arteriosclerose. A dor varia conforme a causa e a idade/gênero do paciente. Em alguns casos, as pacientes mulheres não apresentam esse sintoma. A melhor forma de identificar a doença é verificando quais são os outros sinais que acompanham a dor no tórax. O paciente pode sentir dor na região em que há a obstrução da artéria, fadiga, fraqueza muscular, falta de ar, cansaço, tontura e pode até desmaiar. Essas são apenas algumas das possibilidades que podem provocar a dor no peito. A melhor forma de descobrir a origem dela é se consultando com um cardiologista.
Leia também:
Substituto de Sal e nova esperança no cenário da Pressão Alta
Me encontre no: